• Elton Tony Pondé

O que é o SUS?


Segundo o Ministério da Saúde o SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, por abranger desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Sem dúvidas o Brasil é privilegiado por obter um sistema de saúde como o SUS, apesar de algumas falhas ainda existentes nesse sistema. Nos EUA, por exemplo, não existe um sistema como o SUS e os cuidados médicos são caros, podendo a chegar a US$ 30 mil, pouco mais de R$162 mil a conta de um hospital. O SUS engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica, tendo como princípios a universalização, equidade e integralidade.


Confira alguns dados sobre o SUS


· O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a partir da 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986 ainda durante o Movimento Sanitarista no Brasil


· O objetivo era unificar e descentralizar o sistema de saúde no país, ou seja, transformar a saúde em um direito de todos


· Antes do SUS o Ministério da Saúde se resumia às atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças para quem não tinha acesso ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).


· O INAMPS tinha a finalidade de prestar atendimento médico aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, aos empregados de carteira assinada.


· A implantação do SUS foi feita de forma gradual pela Constituição Federal de 1988, porém já havia se tornado um marco na história da saúde no Brasil por defini-la como direito de todos e dever do Estado.




Fique ligado em nosso blog para mais conteúdos!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo