• Elton Tony Pondé

Conheça Sérgio Arouca #HistóriasDaSaúde



Sérgio Arouca foi um grande precursor do movimento sanitarista no Brasil, movimento importante para a Saúde Coletiva no nosso país, como já citamos aqui na história de Emílio Ribas. Arouca esteve à frente dessa movimentação também como militante político. Ele lutou pela universalização da saúde, apoiou projetos na área de medicina preventiva, em um contexto onde esse tema ainda não estava consolidado nos discursos políticos. Atuou como professor de política de saúde, fazendo questão de disseminar seus conhecimentos. O marco de sua história foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde, que teve ampla participação social e seu relatório final serviu de base para o capítulo sobre saúde na Constituição Federal de 1988, resultando na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Toda a história da saúde no Brasil perpassa pelos ideais e iniciativas de Sérgio Arouca e de outros líderes sanitaristas que caminharam ao seu lado.


Confira alguns dados:


· Um dos principais líderes do movimento sanitarista no Brasil na década de 1980.

· O movimento transformou a saúde pública no país, se consagrando com a Constituição de 1988, onde a saúde se tornou direito de todos e dever do Estado.

· Foi presidente da Fiocruz e reconhecido por sua liderança na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da 8ª Conferência Nacional de Saúde.

· Atuou como consultor em saúde pública pela OMS em vários países, como México, Colômbia, Cuba, entre outros.

· Defendia o acesso de toda população às informações científicas mesmo estando em um período de ditadura militar.

· Sérgio Arouca além de médico, foi militante político e lutou pela redemocratização do país, sempre levantando questões da saúde pública.


FONTE: Portal Fiocruz.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo