• Elton Tony Pondé

Saneamento básico em São Paulo



Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2019, aponta algumas incoerências acerca do Saneamento Básico na região metropolitana de São Paulo. Em algumas regiões, córregos são tomados por lixo e esgoto que deságuam no Rio Tietê. A capital ficou em 23° lugar no Ranking Nacional do Saneamento Básico, melhor posição entre as capitais. A poluição dos rios apresenta graves riscos à saúde de toda a população, aumentando o risco de doenças e de mortalidade, principalmente nas crianças. Contudo, a Sabesp, que é a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, informou que investiu mais 3 bilhões de reais no projeto de despoluição do Rio Tietê.


Confira alguns dados:


· Segundo o Instituto Trata Brasil, Guarulhos, que é a segunda maior cidade do estado, despeja 96% do esgoto no Rio Tietê e está entre as 20 piores do país em coleta e tratamento de esgoto.

· O Ranking Nacional do Saneamento Básico traz 5 cidades do interior paulista que ficaram entre as 10 melhores do país

· Já na Grande São Paulo, sobretudo em Osasco, Carapicuíba, Guarulhos e Itaquaquecetuba ficaram entre as cidades com notas mais baixas

· O estudo, divulgado há menos de um ano, mapeou o saneamento básico nas 100 maiores cidades do Brasil, levando em conta principalmente o tratamento de água e esgoto.


Fonte: G1 São Paulo.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube